''Qual é o melhor jeito de manter as unhas saudáveis? Deve-se tirar a cutícula? O que faz as unhas quebrarem?''
Essas são algumas das milhares de perguntas que ninguém tem certeza absoluta sobre a resposta, e cada um responde de acordo com a própria experiência. Mas, afinal, o que é verdade e o que é mito?
1) ''É necessário deixar as unhas respirarem.''
Verdade. Apesar de muitas mulheres não gostarem de ficar sem esmalte algum nas unhas, isso deve ser feito pelo menos uma vez ao mês.
2) ''Usar esmalte sempre enfraquece as unhas''.
Mito. O que enfraquece as unhas não é o uso do esmalte, mas sim da acetona, que resseca a unha e causa desidratação e enfraquecimento. É recomendável que se use removedor de esmaltes ao invés de acetona, pois é menos prejudicial.
3) ''Tirar a cutícula faz mal para as unhas.''
Verdade. Muitos dermatologistas dizem que esse hábito deveria ser abandonado pelas mulheres, pois, além de ser desnecessário, pode acabar deixando as unhas sem a sua proteção natural. O ideal é que apenas mulheres com uma cutícula muito grande retirem parte dela.
4) ''Manchas brancas não significam nada.''
Mito. As manchas brancas que aparecem nas unhas indicam, em grande parte dos casos, falta de alguma vitamina no organismo.
5) Usar esmalte em excesso pode amarelar as unhas.''
Verdade. Apesar de muitas vezes o amarelamento das unhas aparecer como sintoma de diversas doenças, o uso excessivo e contínuo de esmaltes (principalmente escuros) acaba deixando as unhas amarelas.
6) ''É possível contrair doenças caso você divida o alicate com alguém.''
Verdade. A higienização dos materiais utilizados para fazer as unhas é essencial, e, caso não exista, é possível pegar doenças como a Hepatite C apenas ao dividir o mesmo alicate.
Eaí, desvendou alguns fatos sobre unhas e esmaltes?
Escrito por Julia Renard
Nenhum comentário:
Postar um comentário