10 coisas que você precisa saber sobre pessoas extremamente ciumentas
por André Beraldino, Coach de Relacionamentos da Soft Skin.
O ciúme é sentido por diferentes 'gatilhos', intensidades e em diferentes relações (em família, entre amigos, casais etc). É um sentimento relacionado à perda e "acontece" em porções instintivas do cérebro humano, por isso a dificuldade de controle e mesmo entendimento lógico sobre ele.
- É verdade que homens e mulheres sentem ciúmes de modos diferentes? Como e por quê?
Claro! Homens tendem a sentir ciúmes à infidelidade (física) da parceira enquanto as mulheres são mais sensíveis ao interesse emocional do homem por outras mulheres. Existem razões para essa diferença apontadas pela biologia evolutiva e existem traços desses padrões desde os primórdios históricos. Os teóricos evolucionistas dizem que o ciúme poderia existir porque, historicamente, não era possível ter certeza da paternidade das crianças geradas pelas mulheres. Por isso, não era aceito que elas se envolvessem sexualmente outros homens. Essa teoria também afirma que a origem do ciúme nas mulheres é ligada ao substancial investimento que elas fazem em tempo e energia para ter uma criança. Elas não querem que tudo isso seja desperdiçado com seus parceiros se apaixonando por outras mulheres e desviando seus recursos – tempo, dinheiro e atenção – para outra pessoa.
- As pessoas extremamente ciumentas sofrem mais por questões fantasiosas (imaginar a parceira com outro, achar que o namorado em viagem vai pegar todo mundo) do que com fatos reais? Por quê?
Acredito que as 'questões fantasiosas' são subprodutos do ciúme em si. Ou seja, a resposta a um sentimento de perda (real ou imaginário) é o ciume. As pessoas extremamente ciumentas provavelmente apresentam baixa auto-estima (na melhor das hipóteses) ou disfunções neuroquímicas e devem ser encaminhadas para avaliação psicológica. Esse tipo de perfil dificilmente responderia bem ao trabalho de coaching - que é uma abordagem totalmente diferente da psicoterapia por exemplo.
- O ciúme sempre surge na infância? Por quê?
Não necessariamente. A pessoa ciumenta geralmente é tímida ou insegura. A timidez e a insegurança costumam ter raízes na infância mas o que desencadeia o ciúme é o sentimento de perda (eminente). Isso é instintivo e passível de ser desencadiado através de inúmeros gatilhos. O papel do Coach é auxiliar o cliente em identificar esses gatilhos e eliminá-los.
- Em geral, quem sente ciúme também sente inveja? Por quê?
Embora essas palavras sejam tratadas como sinônimas, existe uma grande diferença entre elas. Você sente inveja de algo que outras pessoas têm e você não. O Ciúme, por outro lado é o querer manter algo que você já tem. Por exemplo, uma mulher pode sentir ciúme ao perceber a atração de s eu namorado por outras mulheres e não ter inveja da coleção de relógios dele. Portanto, o ciúme está relacionado ao sentimento de perda e a inveja relacionada a ambição. Quanto menor for a auto-estima da pessoa, mais propensa ela será de sofrer com esses dois sentimentos, porém, por estímulos diferentes.
- O ciúme na maior parte das vezes está atrelado ao sentimento de baixa autoestima? E quando não está, porque ocorre?
Sim. A Psicologia afirma que o ciúme esteja relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio. Porém, sob outra ótica, podemos considerar que as mulheres possuem habilidades inconscientes para causar ciúmes nos homens. É algo instintivo e involuntario que "ocorre" numa porção do cérebro feminino chamado "reptiliano" - responsável pela 'comunicação sexual' e por guiar os estágios iniciais da atração. Do ponto de vista biológico, essa dinâmica pode ser interpretada como uma oportunidade e não como um incômodo ou aborrecimento aos homens. Aqui, o ciúme seria uma chance do homem "ser um homem", demonstrar suas características viris e atraí-la.
- Quando o ciúme se torna doentio?
Ainda do ponto de vista biológico, o ciúme é negativo quando torna-se uma ferramenta de manipulação nas mãos de mulheres hostis - que devem ser evitada s. Porém o ciúme utilizado de forma amigável e charmosa, deve ser bem recebido e tratado como apenas mais um desafio e uma forma de também testar a paquera. Se ela realmente for uma pessoa saudável, haverão diversas maneiras de se brincar com isso. Nossa forma de interação com o mundo e as pessoas ao nosso redor nos define. É aí que eu entro com o Coaching. Para auxiliar as pessoas a conduzirem boas relações, e principalmente se programarem para ter e manter relacionamentos fantásticos!
Se você quiser fazer uma pergunta sobre coaching de relacionamentos, nos envie um e-mail no contato@softskinlaser.com.br
Ficaremos muito felizes em te ajudar. :)
Ficaremos muito felizes em te ajudar. :)
QUER SABER MAIS? AGENDE UMA ENTREVISTA DE CORTESIA COM O ANDRÉ AQUI NA SOFT!
Nenhum comentário:
Postar um comentário