O tratamento mais procurado e eficaz pela mãe durante a gestação é a Drenagem Linfática, vários são benefícios estéticos e principalmente para saúde que influenciam diretamente numa boa gestação e consequentemente na recuperação pós-parto.
Inchaço nas pernas, dores lombares, prisão de ventre, tensão, ansiedade e uma série de pequenos incômodos costumam atrapalhar a alegria das grávidas. Durante os nove meses de gestação, o corpo da mulher passa por diversas transformações. Algumas são transitórias , outras permanentes. Com a ajuda de um óleo especifico, o terapêuta desliza as mãos em movimentos suaves pelo corpo da gestante para desobstruir os gânglios da cadeia linfática. Dessa forma, ativa a circulação sanguinea, drena o acúmulo de liquido e elimina toxinas. Além de prevenção de inchaços, atenua a tendência de formação de celulite.
Além de todos esses benefícios, com o decorrer das sessões as grávidas passam a se conhecer mais e aceitam melhor as alterações físicas causadas pela gestação, produzindo dessa forma uma melhor auto-estima, bem-estar físico, psíquico e emocional, fortalecendo ainda mais o vinculo mamãe-bebê.
Contra-Indicações da Drenagem Linfática Manual na gestação:
Estão relacionadas a complicações da gestação e doenças pré-existentes antes do período gravídico, como
- Cardiopatia na gestação
- Pré eclampsi na gestação
- Hipertensão não controlada
- Gestação de risco
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
- Embora a gravidez não seja doença é de extrema importância orientação médica para realizar a drenagem linfática, devido as possibilidades de complicações que pode apresentar nesse período.
- No momento da drenagem para que a linfa seja transportada com maior facilidade é necessário um aporte hídrico adequado, para facilitar a veiculação da carga linfática. Dessa forma, dependendo do nível de atividades diárias, a quantidade de líquido ingerido ao dia deve ser em torno de 3L/dia.
- Não existe uma obrigatoriedade absoluta de que os líquidos sejam apenas água, sucos ou refrescos contém substâncias corantes que necessitam de maior trabalho do sistema linfático. Água de coco embora seja citada como saudável, possui eletrólitos e gorduras, além de possuir um grande aporte calórico. Já refrigerantes possuem gás, açucares, corantes e outras substâncias utilizadas em sua fabricação.
- Como o organismo possui um mecanismo de reabsorção de sódio, enfatizada no período gestacional pela ação do hormônio aldosterol, pede-se para que diminua a quantidade de sal na alimentação para facilitar o trabalho do sistema linfático por minimizar a deposição hídrica nos tecidos.
- Caso não haja contra indicação, a atividade regular de exercícios físicos, além de ajudar na perda de calorias e manutenção do peso, também tem um papel importante na circulação de líquidos corporais, tanto na circulação venosa como linfática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário